Tutorial Piloto de Avião (1.0)

Como faço para virar piloto de avião?

Quanto vou gastar?
É difícil?
Quanto tempo dura o curso?

  Primeiro você terá que procurar uma escola de aviação, depois fazer todos os exames de capacitação física exigidos pela ANAC. Na escola você terá que realizar o curso teórico, que inclui várias matérias como Física, teoria de vôo, meteorologia e pôr ai vai... Com o certificado Teórico em mãos é hora das aulas praticas, depois de chegar a uma determinada quantidade de horas voadas até conseguir a primeira certificação de Piloto Privado, que no caso exige 40 horas voadas. Você irá começar com aviões de pequeno porte, monomotores como Cessna.

  Essa certificação de Piloto Privado (PP), não lhe dá o direito de trabalhar na área. Para poder trabalhar, é precisa tirar uma segunda certificação que é a de Piloto Comercial (PC), e que exige 150 horas voadas somadas (PP50+PC100). Até aqui, tudo é custeado pelo seu próprio bolso e o investimento não é pouco, aproximadamente R$40.000,00

  Quando conseguir a certificação de Piloto Comercial, você poderá arrumar um emprego na área, geralmente inicia-se a carreira como Co-piloto, em aviões como King Air e outros desse porte. Depois você poderá ser promovido para Comandante e continuar sua carreira acumulando sua quantidade de horas e também conseguindo outras certificações mais avançadas, como a (PLA) Piloto de Linha aérea, exigidas pelas companhias como a TAM. Uma outra exigência pra quem quer ser Piloto de Linha Aérea é ter o inglês fluente.